terça-feira, 13 de março de 2012

Etiqueta - O traje certo para o tipo de festa

Quando que se recebe um convite impresso para qualquer tipo de festa, costuma vir embaixo uma pequena indicação sobre a roupa a ser usada. Essa dica é preciosa, pois um dos fatores principais para se aproveitar de fato uma festa, é estar se sentindo segura e bem vestida.



Traje Esporte:
É o mais descontraído. Vestidos leves, calças e camiseta, sandálias baixas, para as mulheres. Para os homens, jeans e até mocassim sem meia. Só não pode, para ninguém , roupa de jogging. Abrigo foi feito só para praticar esportes.

Traje Passeio:
Para as mulheres, significa roupas mais caprichada. Vestidos, tailleurs ( hoje, tailleur pode ser com calça comprida), salto alto, bolsa menor. Nada muito brilhante ou carregado. Para os homens, pode ser blazer sem gravata.

Traje Passeio Completo:
Serve para uma situação mais formal que a do traje passeio. As roupas seriam, para as mulheres, quase as mesmas, mas os tecidos podem ter um brilho mais precioso. É a ocasião propícia para quem gosta de uma bijuteria de maior impacto. É a roupa para coquetéis, inaugurações, jantares formais, realizados quase sempre à noite. Para homens, significa que eles têm de usar terno e gravata.

Traje Black- Tie:
É o traje de gala, a roupa de noite fechada. Para as mulheres, é a hora dos longos, dos curtos e decotados, tecidos brilhantes, lantejoulas, bordados. Para os homens, smoking.

Quantas vezes se pode usar a mesma roupa na presença das mesmas pessoas?
- Não é nada feio repetir roupas; é até muito normal e elegante. A mesma roupa pode e deve ser usada quantas vezes você precisar. Só na hora de escolher roupa de festa, em geral mais chamativa e marcante, que você deve prestar atenção. Evite repetir quando a turma de convidados for muito próxima. Dê uma variada e depois volte a usar a roupa numa boa.

É feio perguntar onde uma pessoa comprou uma roupa?
- Não deve se perguntar. A roupa pode ser emprestada ou de liquidação, e a pessoa tem o direito de não querer revelar isso. Você pode, no máximo, elogiar a peça e torcer para que a pessoa conte onde comprou. Preço não se pergunta nunca.

Beijos,
Camila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário